Este blog tem por finalidade, homenagear consagrados poetas e escritores e, os notáveis poetas da internet.
A todos nosso carinho e admiração.

Clube de Poetas









domingo, 13 de outubro de 2013

CHARLES CHAPLIN


Charles Chaplin
( 1889 - 1977 )
 
 
 
Charles Spencer Chaplin, nasceu em Londres em 16 de abril de 1889. Filho da atriz e cantora, Lili Harley e do músico Charles Spencer Charles Sr, começou a vida de artista aos cinco anos de idade, no teatro popular.
Ator, diretor, produtor, empresário, escritor, comediante, roteirista e músico britânico, Charles Chaplin foi uma das mais famosas personalidades do mundo artístico e literário.
Após a morte de seu pai que era alcoólatra e a internação de sua mãe, Chaplin conseguiu estabilizar-se financeiramente quando assinou contrato para atuar numa versão de Sherlock Holmes e logo após a trabalhar no Circo Casey, onde desenvolveu sua veia cômica. Em 1909, teve sua primeira temporada em Paris e em 1913, na Filadélfia, recebeu proposta da Keystone Comedy Film Company para filmar três filmes por semana, tendo como oferta salarial aceita de 150 dólares.
Chaplin iniciou sua carreira como mímico, fazendo excursões para apresentar sua arte . Em 1913, durante uma das viagens pelo mundo, este grande ator conheceu o cineaste Mack Sennett, em Nova York, que o contratou para estrelar seus filmes. Em 1918, no auge do sucesso, ele abriu sua própria empresa cinematográfica e, a partir daí, fazia seus roteiros e dirigia seus filmes. Crítico ferrenho da sociedade, ele não cansava de denunciar os grandes problemas sociais, tais como a miséria e desemprego.
Adepto ao cinema mudo, foi contra o surgimento do cinema sonora mas, como artista que era, logo se adaptou e voltou a produzir verdadeiras obras primas: O Grande Ditador e Luzes da Ribalta.
 


Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânicos (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dod estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra em 1972).
Charles Chaplin casou-se quatro vezes: Mildred Harris (1918-1920); Lita Grey (1924-1928); Paulette Goddart (191936-1942) e Oona O'Neil (1943-1977). Perseguido pelo macarthismo nos EUA, Charles foi viver em Corsier-sur-Varey, na Suiça, onde faleceu aos 88 anos de idade.
 
SORRIA
 
Sorria, embora seu coração esteja doendo,
Sorria, mesmo que ele esteja partido,
Quando há nuvens no céu
Você sobreviverá...
 
Se você apenas sorri,
Com seu medo de tristeza,
Sorria e talvez amanhã
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
se você apenas ilumine sua face de alegria.
 
Esconda todo rastro de tristeza
Embora uma lágrima possa estar tão próxima,
Este é o momento que você deve continuar tentando.
Sorria, para que serve o choro?
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena,
se você apenas...
 
Se você sorri
Com seu medo de tristeza,
Sorria e talvez amanhã
Descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas sorrir...
 
Este é o momento para continuar tentando.
Sorria, prá que serve o choro?
Você descobrirá que a vida vale a pena
Se você apenas sorrir.


A VIDA ME ENSINOU
 
A vida me ensinou
A dizer adeus às pessoas que amo,
Sem tirá-las do meu coração.
 
Sorrir às pessoas que não gostam de mim,
Para mostrar-las que sou diferente do que elas pensam,
fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade,
para que eu possa acreditar que tudo vai mudar.
 
Calar-me para ouvir,
aprender com meus erros,
afinal eu posso ser sempre melhor.
A lutar contra as injustiças,
sorrir quando o que mais desejo é gritar todas
as minha dores para o mundo,
A ser forte quando os que amo estão com problemas,
ser carinhoso com todos que precisam do meu carinho.
 
Ouvir a todos que só precisam desabafar,
Amar aos que me machucaram ou querem fazer de mim
depósito de suas frustações e desafetos;
Perdoar incondicionalmente,
Pois já precisei desse perdão.
Amar incondicionalmente,
Pois também preciso desse amor.
 
A alegrar a quem precisa;
A pedir perdão;
A sonhar acordado;
A acordar para a realidade (sempre que for necessário),
A aproveitar cada instante de felicidade;
A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar.
 
Me ensinou a ter olhos para "ver estrelas",
embora nem sempre consiga entende-las;
A ver o encanto do por-do-sol;
A sentir a dor do adeus e do que se acaba,
sempre lutando para preservar tudo o que é
importante para a felicidade do meu ser.
A abrir minhas janelas para o amor
e não temer o futuro.
 
Me ensinou e está me ensinado a aproveitar o presente,
como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um
diamante que eu mesmo tenha que lapidar,
lhe dando a forma da maneira que eu escolher.


FRASES:
 
* A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
 
* Não preciso me drogar para ser gênio; Não preciso ser um gênio para ser humano; Mas preciso do seu sorriso para ser feliz.
 
* Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém, apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é...Respeito.


Fontes de pesquisa:
 


Trabalho de Pesquisa: Eliana (Shir) 
 

2 comentários: