Este blog tem por finalidade, homenagear consagrados poetas e escritores e, os notáveis poetas da internet.
A todos nosso carinho e admiração.

Clube de Poetas









quinta-feira, 2 de outubro de 2014

LUIZ MANZOLILLO



LUIZ MANZOLILLO
(1930 - 2007)
 
O escritor Luiz (José Henrique Scala) Manzolillo, nasceu na cidade do Rio de Janeiro aos 26 de junho de 1930 e faleceu em Brasília aos 28 de março de 2007. Era filho do comerciante Antônio Manzolillo e da renomada artista plástica Paola Scala Manzolillo.
Luiz Manzalillo foi o primeiro presidente do PSB no Distrito Federal, tendo sido o principal incentivador da carreira política do deputado Rodrigo Rollemberg. Outro político de sua relação de amizade foi Sebastião Abreu, antigo companheiro de militância. Dentre seus amigos escritores, contava sempre com as presenças marcantes dos poetas João Carlos Taveira, José Santiago Naud e Newton Rossi. Em todas as carreiras que desenvolveu, no Banco Central, nos esportes, no jornalismo e na política, Manzolillo era figura popular.
Escreveu 22 livros, que vão do ensaio ao romance, passando pelo conto, pela novela e pela poesia. Dentre eles, destacam-se Pão de Barro, Cultura - Um Salto na Era Cibernética, Sonetos de Outono e  A Barca de Ceres (Prêmio Afonso Arinos de Literatura da Academia Brasileira de Letras, em 1991).




Em 2006, Monzilillo perdeu seu único filho homem, Mássimo Manzolillo, conhecido jornalista em Brasília e também cronista do Jornal do Brasil. A morte prematura do filho abalou profundamente o seu ânimo e contribuiu sensivelmente para o enfraquecimento de sua saúde, pois já havia sofrido um infarto do qual se recuperava.
"Manzolillo era um escritor fecundo e, em matéria de política, perseguia com alegria a utopia do socialismo" - Sebastião Abreu
"Luiz Manzolillo era, em síntese, um ser ecumênico que transbordava otimismo na lavratura das palavras. A literatura para ele era como o ar que respiramos" - João Carlos Taveira.
"Sinceramente reconhecido a Luiz Manzolillo por ve-lo exercer a arte como serviço e usar a inteligência como instrumento de beleza, multiplicação da liberdade e fundação do homem solidário" - Santiago Naud
"Luiz Manzolillo é um escritor multímodo. Estreou com um ensaio sobre a estrutura do futebol brasileiro, que incluia prpostas de nova organização e novas regras" - Anderson Braga Horta.
 


TIMIDEZ
 
Memória de um passado revolvido,
Relembro fugazmente o amor tão caro,
Tão viçoso, tão cândido, tão raro,
Em seus transportes, que hoje só bendigo
A inspiração veraz das rimas claras,
Que a insopitada timidez, ferida,
Perpetua no incógnito jazigo
Do coração patético, no avaro
Arquivo imemorial da noite insone,
Povoada de angústia e de esperança,
Penares loucos, raios de um ciclone,
Tormentoso ciclone, amor perdido,
Deixando sulcos de desesperança,
Mas o consolo real - te-lo vivido.
 
** ** **
 
ESQUECIDO SONETO
 
Ó minha mãe, perdoa-me, se um dia
Teus olhos claros marejei de pranto,
Irreverente, resurando o encanto
Do rosto transtornado em agonia!
 
Em verdade, soubesse que feria,
No meu adolescente vezo, tanto,
As mágoas que causei, o desencanto,
Em dádivas de amor transformaria.
 
Modelo és sempre o meu de exaltação;
A tua luta, alfombra acolhedora,
A arte que pintaste, inspiração!
 
Se a vida é traço forte debuxado,
Debuxos teus serão, por certo, os louros
Que colherei em versos e baladas.
 


Fontes de Pesquisa:


Eliana (Shir) Ellinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário